domingo, 21 de novembro de 2010

Massa de açúcar

Ingredientes:

Para 625 g de pasta

- 1 clara de ovo
- 2 colheres de glucose líquida (farmácias, ervanárias ou lojas de produtos de pastelaria)
- 625 g de açúcar de confeiteiro
- óleo q.b.

Preparação:

Coloque numa tigela a clara do ovo e,com uma colher morna, junte a glicose líquida. Pouco a pouco, peneire o açúcar em pó para a tigela e mexa até espessar. Deite então o preparado numa superfície de trabalho, previamente polvilhada com açúcar em pó e amasse até obter uma pasta lisa, macia e maleável. Se a pasta ficar ligeiramente seca e quebradiça, deite-lhe um pouco de óleo e volte a amassar. Quando formar uma massa flexível, estique-a sobre uma superfície lisa e use-a imediatamente. Se desejar, acrescente essência de baunilha ao preparado.

> Dica:

Com as sobras de massa e usando cortadores especiais podemos fazer detalhes para enfeitar o bolo. Para que estas se colem ao bolo pressione com os dedos ou use um pouco de água.

Pasta de açúcar colorida:

Para fazer as partes coloridas use corante líquido ou em gel (caso não tenha corante também pode usar cacau em pó, pudim boca-doce ou sumo tang). Coloca-se a pasta de açúcar dentro de um recipiente, junta-se o corante e amassa-se para colorir toda a pasta. Em seguida, coloca-se um plástico na bancada sobre ele põe-se a massa e cobre-se com outro plástico, com um rolo estica-se e corta-se como for preciso.

1 comentário:

  1. Este ano sou eu que vou fazer os doçes :) tantas ideias girissimas brigada Ana bj

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...